logo-1.png

Como introduzir os filhos no mundo do esporte?

Como introduzir os filhos no mundo do esporte?

criancas-nos-esportes

Crescimento, elasticidade corporal, desenvolvimento da coordenação motora e aumento da força muscular são alguns dos inúmeros benefícios da prática física para as crianças. 

Além disso, vale lembrar que praticar esportes ajuda os pequenos a lidarem com outros desafios como regras, hierarquias e limites, saber quando é a vez “dele (a)”, respeitar o tempo e o espaço, estimular a convivência com outras crianças e adultos.

Como começar?

Preste atenção na idade da criança. Crianças pequenas ainda não conseguem respeitar ou se relacionar com práticas muito difíceis. Já os maiores podem ficar desestimulados se a atividade não os desafiar.

Como ajudar na escolha?

O ideal é oferecer e apresentar o esporte para a criança e deixar que ela escolha. O exemplo dentro de casa é sempre o mais importante para garantir a motivação. 

Qual modalidade apresentar? 

Confira seis exemplos de modalidades que podem ser apresentadas, de acordo com cada faixa etária indicada, e quais são os seus principais benefícios.  

  1. Natação: trabalha a respiração, coordenação motora e flexibilidade. Pode começar a praticar a partir dos seis meses.
  2. Futebol: auxilia principalmente no desenvolvimento de habilidades motoras. Por ser uma atividade intensa, ajuda o metabolismo, a saúde cardiovascular e respiratória. 
  3. Lutas: excelente forma de liberar energia, aumentar a concentração e desenvolver velocidade, equilíbrio e disciplina. A recomendação é praticar a partir dos quatro anos.
  4. Vôlei: aprimora a capacidade cognitiva ao exigir concentração e compreensão das regras. É indicado a partir dos sete anos. 
  5. Handebol: além de melhorar a capacidade respiratória e tonificar a musculatura, desenvolve o trabalho em equipe e estimula a tomada de decisões rápidas. Pode ser praticado a partir dos oito anos. 
  6. Balé: é possível trabalhar liderança e socialização. As crianças também costumam ficar mais extrovertidas e comprometidas com as instruções.

 

Fonte: Revista Bebê