Dois dos grandes heróis dos esportes radicais brasileiros foram indicados pelo segundo ano consecutivo ao Laureus World Sports Awards.
O bicampeão mundial de surf Filipe Toledo e a skatista Rayssa Leal. “Não é de que Filipe tenha sido indicado novamente” – comentou a lenda do skate Tony Hawk, membro da Laureus World Sports Academy. O mais prestigiado prêmio do esporte, considerado o Oscar da modalidade.
Filipe e Rayssa são duas das estrelas esportivas mais populares do Brasil.
O imparável Toledo conquistou seu segundo título mundial consecutivo em 2023, estabelecendo-se como o surfista a ser batido. Seu sucesso reflete os sucessos consecutivos de John John Florence em 2016 e 2017.
Os nomeados ao Laureus, incluem nomes como os do jogador de futebol argentino Lionel Messi, vencedor em 2020 e 2023; do tenista sérvio Novak Djokovic, que venceu em 2012, 2015, 2016
e 2019, e do piloto de Fórmula 1 holandês Max Verstappen, dono do prêmio de 2022, que concorrem a melhor atleta homem.
Entre as mulheres, além da brasileira Rayssa Leal e a ginasta americana Simone Biles, que já venceu três vezes como atleta mulher, dessa vez disputa a categoria “Retorno do ano”, após sua volta ao esporte depois de ter se afastado para cuidar da saúde mental.
Rayssa Leal só tem 16 anos, mas está concorrendo ao Prêmio Laureus de melhor atleta de esportes de ação pela terceira vez.
Ela foi medalhista de prata olímpica aos 13 e foi a mais jovem indicada da história da premiação, que desde 1999 coroa os melhores atletas ou equipes do mundo em diversas categorias (atualmente oito).
Rayssa pode se tornar a primeira mulher brasileira a receber o prêmio, que acontecerá em Madrid, na Espanha, no dia 22 de abril.
Entre as mulheres está ainda a ginasta americana Simone Biles, que já venceu três vezes como atleta mulher, dessa vez disputa a categoria “Retorno do ano”, após sua volta ao esporte depois de ter se afastado para cuidar da saúde mental.